O Centro de Reabilitação, criado em 1975, prioriza o atendimento a crianças com paralisia cerebral e situações neurológicas afins, no âmbito da habilitação e reabilitação. Apoia também jovens e adultos no seu desenvolvimento pessoal e social. Possui competências para realizar avaliações e prescrições de produtos de apoio. Mensalmente presta serviços a uma população de mais de dois mil clientes.
Intervenção multidisciplinar
Priorizando a intervenção multidisciplinar com crianças com paralisia cerebral e situações neurológicas afins, atende igualmente adultos, no âmbito da habilitação e reabilitação. Orienta e apoia as famílias. Responde a necessidades de avaliação e de prescrição de produtos de apoio.
Criado em 1975, mantém-se como unidade de referência na área da intervenção para pessoas com paralisia cerebral.
Presta atendimentos a mais de duas mil pessoas por mês, em média, essencialmente dos distritos do Porto e Viana do Castelo, norte do distrito de Aveiro e de dois concelhos do distrito de Viseu.
Apoios específicos e especializados
Organizado em unidades multidisciplinares, apoia clientes com alterações do desenvolvimento decorrentes de patologia neuro-motora (paralisia cerebral, outras condições neurológicas afins, incluindo atrasos globais do desenvolvimento psico-motor).
Dentro do Centro de Reabilitação podem ser disponibilizados:
- Serviço de prescrição de produtos de apoio
- Banco de produtos de apoio
- Intervenção precoce com várias terapias
- Programas de promoção da participação e da autonomia
- Atendimentos clínicos e de nutrição
- Intervenção fisioterapêutica na dor crónica
- Serviço de tecnologias de apoio à comunicação e informação
- Apoio psicológico e social.
Regulamento
Regulamento Interno de Funcionamento Centro de Reabilitação
O Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral do Porto (CRPCP) é um estabelecimento integrado no Centro Distrital do Porto do Instituto de Solidariedade Social, sob gestão da Associação do Porto de Paralisia Cerebral.