O Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) tem como objetivo geral apoiar a inclusão das crianças e jovens com deficiências e incapacidade através da facilitação do acesso ao ensino, à formação, ao trabalho, ao lazer, à participação social e à vida autónoma – promovendo o máximo potencial de cada indivíduo, em parceria com as estruturas da comunidade.
São destinatários do CRI da APPC crianças e jovens com necessidades educativas especiais integrados no 1.º, 2.º, 3.º Ciclo e Secundário – desenvolvendo-se atividade em agrupamentos de escolas do Porto, Gondomar e Maia.
Apoiar a inclusão de crianças e jovens
O Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) tem como objetivo geral apoiar a inclusão das crianças e jovens com deficiências e incapacidade, através da facilitação do acesso ao ensino, à formação, ao trabalho, ao lazer, à participação social e à vida autónoma.
Com este projeto pretende-se acompanhar a inovação das práticas de intervenção baseadas nos contextos naturais, assegurando a prestação de serviços de excelência pela diversidade humana. O CRI da APPC encontra-se acreditado desde o ano letivo 2009-2010.
Objetivos
- Apoiar a elaboração, implementação e monitorização de programas educativos individuais;
- Criar e disseminar materiais de trabalho de apoio às práticas docentes;
- Consciencializar a comunidade educativa para a inclusão de pessoas com deficiências e incapacidade;
- Promover e monitorizar processos de transição da escola para a vida pós-escolar de jovens com deficiências e incapacidade;
- Promover a orientação contínua dos docentes e auxiliares;
- Promover a participação social e a vida autónoma;
- Apoiar o processo de avaliação das situações de capacidade por referência à Classificação Internacional de Funcionalidade