Faleceu, na manhã de dia 10 de abril de 2023, Rui Roças. Cliente da unidade residencial “Villa Urbana” de Valbom, Rui Roças era, também, uma das vozes mais ponderadas na defesa dos direitos das pessoas com paralisia cerebral/deficiência.
Naquelas que eram as limitações impostas, à nascença, por uma condição de vida “fora do normal”, o Rui nunca deixou, ainda assim, de se manifestar – de forma equilibrada e refletida – sobre os direitos e liberdades que pessoalmente gostaria um dia de ver conquistados.
Os últimos anos, reconhecia-o ele mesmo, trouxeram-lhe uma ainda maior limitação. Admitia, em conversas informais, que estava a ficar sem energia. “Infelizmente, sem energia, mas a querer sempre mais”, confessava ainda há poucos dias. Ontem, 9 de abril, fez questão de marcar presença em mais uma atividade pública na “Villa Urbana”. Quis receber a visita Pascal. Assim o fez.
Acreditámos que, em paz, partiu para outros percursos.
E deixou-nos mais pobres. Muito mais pobres. E tristes.
Os Órgãos Sociais da Associação do Porto de Paralisia Cerebral apresentam as mais sentidas condolências à família e amigos.
Velório 10 de abril de 2023 após as 21h00 na Igreja da Lapa.
O funeral será a 11 de abril, pelas 09h45, também na Igreja da Lapa.