Um grupo de perto sete dezenas de jovens de vários Rotaract esteve, no passado dia 30 de setembro, em visita de conhecimento e de “trabalho” à “Villa Urbana” de Valbom, unidade residencial da Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC).
No âmbito do Encontro Distrital Rotaract (realizado no município de Gondomar) foram várias as atividades desenvolvidas a nível concelhio – com destaque para a pintura, na “Villa Urbana”, de um mural sobre a inclusão. Repartidos por grupos, os jovens de todo o distrito realizaram ainda um “peddy-paper”, sessões de trabalho e formação e, ainda, uma visita a uma empresa de ourivesaria.
O ponto de encontro foi na “Villa Urbana” da APPC, local onde lhes foi proporcionado o almoço e se realizou uma breve sessão de apresentação. Abílio Cunha, Presidente da Direção da APPC, e Ricardo Freitas, Presidente do Conselho Fiscal, foram os anfitriões.
O responsável da APPC começou por agradecer o interesse demonstrado pelos jovens do Rotaract em realizarem a atividade nas instalações da APPC de Valbom (Gondomar) – e, além disso, por terem insistido em realizar um mural que apelasse aos valores da Inclusão e Solidariedade. “Inclusão, Solidariedade e Autonomia são, precisamente, conceitos que defendemos de forma convicta e que queremos que cheguem a toda a sociedade”, referiu Abílio Cunha.
A iniciativa foi promovida por jovens (Rotaract), mas houve também a assinalar a presença de Célia Carneiro, atual Presidente do Rotary Club de Gondomar. Feitas as introduções o grupo repartiu-se pelas várias atividades dinamizadas a nível concelhio. E os que se mantiveram na “Villa Urbana” de imediato começaram com a pintura do mural previamente preparado.
Depois, durante a tarde, foram várias horas de constantes pinturas. Sendo que o mural foi pintado num local de constante passagem, também foi notório o constante convívio e partilha de experiências entre os jovens Rotaract e os moradores e colaboradores da unidade residencial da Associação do Porto de Paralisia Cerebral.