No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro, assinaladas a 23 de abril, o Rotaract Club de Gondomar ofereceu à “Villa Urbana” da Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC) um conjunto de mais de duas centenas de livros e publicações.
Destinadas a apetrechar a Biblioteca da unidade residencial da APPC, estas obras foram presencialmente entregues durante uma visita informal realizada na manhã do passado dia 30 de abril. Resultado de uma parceria desenvolvida entre o Rotaract e a Biblioteca Municipal de Gondomar, os livros oferecidos são de ficção, infanto-juvenis, de ciência, saúde e história – bem como várias coleções de clássicos.
Sendo uma oferta primordialmente destinada aos clientes/moradores da “Villa Urbana”, coube a Inês Braga e Luís Pedro Silva, representantes dos residentes, receberem as várias caixas com os referidos livros – que estarão disponíveis para todos que frequentem os diversos serviços da APPC.
Márcia Alves, Presidente do Rotaract Club de Gondomar, explicou os porquês da oferta à APPC. “Quando promovemos a parceria com a Biblioteca Municipal havia que indicar uma ou várias instituições locais que teriam interesse nestas obras. E, de parcerias passadas, a nossa primeira ideia foi de imediato a APPC”, destacou a responsável do Rotaract Club de Gondomar. Acompanhada por vários outros colegas, Márcia Alves ouviu, depois, os agradecimentos de Inês Braga: “Sendo que a leitura é, para muitos de nós, uma companhia importante, o facto de a nossa Biblioteca ter mais livros é algo de fundamental”, disse a residente da APPC. E, por tal, foi com inegável satisfação que recebeu a oferta.
Ainda antes de uma breve visita a alguns dos espaços da “Villa Urbana” de Valbom, coube a Fábio Guedes (Vice-Presidente da APPC) deixar o agradecimento formal. “Hoje, do Rotaract, estamos a receber estes livros. Amanhã – quem sabe… – talvez venha a ser possível desenvolver ainda mais iniciativas em parceria”, disse o representante da Associação do Porto de Paralisia Cerebral.
E de facto esta já não é a primeira atividade desenvolvida em conjunto entre o Rotaract e a APPC. Daí que para parte dos visitantes a unidade residencial já fosse conhecida. Mesmo assim – e para os ainda não conhecedores da “Villa Urbana” – realizou-se uma visita às instalações, dando a conhecer parte dos serviços e valências existentes, bem como alguns dos apartamentos dos residentes.