No dia 9 de maio, no coração da nossa cidade – o Porto –, desdobrou-se um projeto de intervenção de rua designado “Reticências”.
Com um elenco composto por 30 atores, entre membros do “Era uma vez… Teatro” e atores convidados, esta performance ambicionava não apenas entreter, mas provocar reflexões profundas sobre o tecido urbano que nos cerca.
Adiada várias vezes devido às condições climáticas adversas, finalmente teve a sua estreia no dia 9 de maio. Esta não é apenas uma apresentação, mas uma manifestação artística que se insere na segunda de uma série de ações planeadas para este ano.
“Reticências” é um convite para olhar além das fachadas das ruas e mergulhar nas camadas mais profundas da nossa cidade, explorando as suas histórias, contradições e potenciais. Uma experiência única que pretende desafiar a repensar o espaço urbano e o nosso papel dentro dele.
A recordar que no início de maio do coletivo comemorou mais um aniversário… Há 27 anos que o “Era uma vez… Teatro” cativa públicos com as suas criações artísticas. Desde os primeiros passos no palco até aos aplausos mais recentes, a companhia tem sido uma força criativa que sensibiliza para as capacidades artísticas das pessoas com deficiência – com peças que mesclam realidades e transportam o público para um mundo mais reflexivo.
Os anos foram marcados por uma grande dedicação, uma paixão inabalável pelas artes cénicas, mas, também, muitas barreiras físicas e atitudinais. Que esses 27 anos sejam apenas o prólogo de uma jornada teatral e que possa continuar por muitos mais anos.
- texto e fotografias. Era uma vez… Teatro