Pela relevância da questão, a Associação do Porto de Paralisia Cerebral apela à participação na Petição Pública (e inerente recolha de assinaturas) que defende a criação do Dia Nacional da Comunicação.
O Dia Nacional da Comunicação seria o alavancar da consciência coletiva para a temática da comunicação humana e das suas múltiplas perturbações, quer sejam do desenvolvimento ou adquiridas. O dia escolhido, 8 de janeiro, é também a data de nascimento da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala – entidade promotora desta Petição Pública.
Para muitas pessoas com Paralisia Cerebral a questão da Comunicação é, precisamente, uma das barreiras frequentemente habituais… As alterações da comunicação, com elevado impacto na qualidade de vida daqueles que a possuem, podem ocorrer em qualquer um dos elementos constituintes do ato de comunicar: a motivação ou intenção de comunicar, a composição da mensagem a transmitir, a codificação e transmissão da mensagem, a receção dos sinais, a descodificação e a interpretação da mensagem pelo recetor.
• petição disponível em: