O Dia Nacional da Paralisia Cerebral foi o mote para inaugurar um novo espaço no Centro de Reabilitação da Associação do Porto de Paralisia Cerebral – o IVD (Independent Vision Domus). Um projeto sonhado em 2018 e que, através do contributo e investimento da Leroy Merlin (Gondomar), se materializou num espaço que, a partir de hoje, constitui mais um recurso da Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC), seus parceiros e comunidade local.
O IVD é um espaço convertido em apartamento T1, com cozinha, sala, casa de banho e quarto, totalmente adaptados.
Faz parte do espírito e da missão da APPC, de acordo com o Presidente da Direção Abílio Cunha, “procurar soluções para trabalhar as autonomias, criando soluções que não existem no mercado e testando outras que já existem”. E o IVD “será um recurso valioso para dar ferramentas necessárias às pessoas com deficiência ou qualquer incapacidade, temporária ou permanente, para que possam chegar à vida adulta como cidadãos independentes, ativos, integrados e felizes”, disse Abílio Cunha na cerimónia de inauguração.
A destacar a colaboração da Leroy Merlin, loja de Gondomar, que através do seu investimento reforçou a capacidade orçamental da APPC, mas também investiu diretamente na qualidade dos serviços da instituição.
A inauguração contou com a presença de Fernando Paulo (Vereador da Câmara Municipal do Porto), Vítor Macedo (Presidente do Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto), Rosário Loureiro (Centro Distrital de Segurança Social do Porto), Paulo Ribeiro (Presidente da Junta de Freguesia de Campanhã), Manuel António Oliveira (Diretor do Agrupamento de Escolas do Cerco) e Pedro Festa (Diretor de Loja na Leroy Merlin Gondomar), acompanhado da respetiva equipa.