![Imagem em formato horizontal com cópia das três páginas da Carta Aberta (parcialmente sobrepostas).](https://www.appc.pt/app/uploads/2024/02/2024.01.29-appc-esterilizacao-forcada-carta-aberta-1920x620.jpg)
A Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC) foi uma das subscritoras de uma Carta Aberta sobre a esterilização forçada de pessoas com deficiência. O documento, inicialmente promovido pela Associação Portuguesa Voz do Autista, tem vindo a ser subscrito por várias associações e federações nacionais.
A esterilização forçada de pessoas com deficiência é uma afronta aos Direitos Humanos das pessoas com deficiência. Em Portugal, infelizmente, tal situação ainda se verifica…
Considerando esta falha na proteção dos direitos das pessoas com deficiência, foi enviada uma Carta Aberta aos partidos políticos portugueses. Pretende- instar os responsáveis políticos para o compromisso da criminalização da esterilização forçada de pessoas com deficiência (nos seus manifestos e programas eleitorais), bem como o apoio para garantir que a diretiva da União Europeia (relativa ao combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica) venha a incluir a criminalização da esterilização forçada no seu texto final.
• Carta Aberta disponível em: