O Centro de Formação do Instituto de Emprego e Formação Profissional do Porto foi o local escolhido para, na manhã de 24 de maio, se realizar o “dia D”. Este encontro entre candidatos a emprego e empresas é um evento de networking e marketing profissional que pretende promover a diversidade e a inclusão nas empresas, sendo realizado no âmbito da 4.ª edição do Projeto (D) de Eficiência.
A sessão de abertura contou, entre outros, com as presenças de Ricardo Valente (Vereador da Câmara Municipal do Porto) e de Mónica Trindade e Isabel Gonçalves (do Instituto de Emprego e Formação Profissional). Marcaram presença, também, representantes das entidades parceiras – entre elas a Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC), representada por elementos da equipa da APPC Emprego e por Abílio Cunha, Presidente da Direção.
Ricardo Valente, Vereador da Câmara Municipal do Porto, em breve intervenção de abertura do encontro, referiu “o exemplo da construção do projeto em rede”, salientando que “a lógica de inclusão (no mercado de trabalho de pessoas com deficiência ou incapacidade) não deve ser assumida como uma opção de caridade”. E, por tal, desafiou as empresas a “assumirem a capacidade de arriscar”.
Abílio Cunha, Presidente da Direção da APPC, destacou que “este projeto – pelos seus resultados e pela importância que tem – deveria ser replicado a nível nacional”, tanto mais que, frisou, “o objetivo de qualquer cidadão é o de atingir a plena cidadania”. Algo que, explicou Abílio Cunha, só se atingirá com a desejada empregabilidade. Quanto à contratação de pessoas com deficiência e/ou incapacidade, o responsável da APPC disse que “o critério de escolha de um qualquer colaborador para uma empresa ou organismo deverá, sempre, ser só um: o da competência profissional (independentemente de qualquer limitação”.
Este “dia D” foi o culminar de um projeto que contou com uma fase inicial de preparação (o Programa de Capacitação) que contribuiu para o desenvolvimento de competências de empregabilidade, incluindo sessões dedicadas à definição de objetivos profissionais, proposta de valor, gestão de tempo e stress, gestão de expectativas e assertividade, imagem e apresentação pessoal e a simulação de entrevistas.
O projeto nasceu em 2019 e tem como objetivo principal a inclusão laboral das pessoas com deficiência e incapacidade (através da valorização e promoção das suas competências de empregabilidade e da sensibilização e captação das empresas) fomentando uma aproximação mútua através de eventos de recrutamento.