Um grupo de perto de duas dezenas de elementos da “Deloitte Portugal” está hoje, 22 de novembro, a desenvolver uma ação de voluntariado nas instalações da Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC). Divididos em duas equipas, os elementos da “Deloitte” irão, durante todo o dia, dinamizar atividades a nível de recuperação e melhoria de algum do equipamento do refeitório e, ainda, proceder a uma organização no Banco de Produtos de Apoio.
Ainda antes do início da atividade, logo pela manhã, o grupo foi informalmente acolhido pela Direção da APPC e pela Câmara Municipal do Porto (que intermediou esta ação). Fernando Paulo, Vereador dos Pelouros da Educação e da Coesão Social da Câmara Municipal do Porto, fez a receção inicial e destacou que “entre outros, o papel da Câmara Municipal é o de encontrar soluções para os velhos e novos problemas, mantendo especial atenção às questões da diversidade”. Considerando que “o voluntariado assume especial relevância nesta intervenção de integração”, Fernando Paulo realçou “a solidariedade, carinho e dádiva de todos os participantes na ação”.
O Vereador dos Pelouros da Educação e da Coesão Social da Câmara Municipal do Porto elogiou ainda o trabalho da APPC, “instituição que sempre considerei como um projeto extraordinário, não só pela sua principal missão (de integração e apoio das pessoas com deficiência), mas também pela diversidade de respostas e o tratamento de forma humanizada apostando numa integração comunitária”.
Na companhia de vários outros elementos da instituição, Abílio Cunha, Presidente da Direção da Associação do Porto de Paralisia Cerebral, referiu que “a APPC encara (e sempre encarou) a sua atividade diária numa perspetiva de parcerias, de partilha e de inclusão”. Sugerindo a obrigatoriedade de se “continuar a promover políticas e ações que respeitem a diversidade e os valores humanos”, Abílio Cunha dedicou as últimas palavras aos voluntários da “Deloitte” prestes a iniciar a atividade: “Além da presença e do contributo, estão também a assumir e promover uma visão mais abrangente da sociedade”.
Esta ação de voluntariado corporativo surgiu de um desafio apresentado pela Rede Local de Voluntariado da Câmara Municipal do Porto.