Numa iniciativa desenvolvida no âmbito de um projeto do Centro de Recursos para a Inclusão da Associação do Porto de Paralisia Cerebral, a banda “appSound” realizou, a 30 de maio, dois concertos em estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas Manoel de Oliveira (no Porto). Durante a manhã foram os alunos da Escola do 1.º Ciclo da Vilarinha que tiveram oportunidade para ver (e ouvir!) o concerto da “appSound”. Já de tarde o concerto teve lugar na Escola de Fonte da Moura.
Estes concertos surgiram enquadrados pelo livro “Sara e as Madalenas Mágicas” – uma obra sobre Sara Sales Sanchéz, jovem com paralisia cerebral que frequenta o Agrupamento de Escolas Manoel de Oliveira e que, adicionalmente, também serviu de inspiração para a criação de um dos temas musicais da “appSound”.
O projeto, que durante o ano letivo 2021/2022 envolveu algumas das turmas do Agrupamento de Escolas com alunos apoiados pelo Centro de Recursos para a Inclusão da APPC, além de dar a conhecer a história da Sara – uma menina que queria cozinhar “Madalenas Mágicas” – visava essencialmente desenvolver atividades e dinâmicas de promoção da inclusão.
“Sara e as Madalenas Mágicas” é uma obra que pretende “ensinar” a aceitar e respeitar cada pessoa – “porque cada um de nós é único… e assim seremos mais amigos e mais felizes”, diz Sara Sanchéz a propósito do livro.
• fotografias ©: Associação de Pais da Escola da Vilarinha / APPC