No passado dia 9 de março o Centro de Reabilitação da Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC) abriu portas a uma edição do Campmarket – Mercado Informal de Campanhã. Esta foi uma edição especial deste mercado que – apesar de normalmente ter lugar na Praça da Corujeira no primeiro sábado de cada mês – aconteceu dentro de portas para fintar o mau tempo que se avizinhava.
O mercado contou com 21 participantes, desde artesãos e artesãs, produtores e produtoras, projetos comunitários e instituições da freguesia. Além da habitual comunidade que acompanha a iniciativa, o Campmarket contou com a visita do grupo de investigadores, arquitetos e interventores sociais de várias cidades da Europa, que visitaram Portugal para assinalar o encerramento do projeto URBiNAT. Este é um projeto que contou com a participação da APPC e a partir do qual também nasceu este mercado.
Foi um sábado e mercado diferente com uma intensa programação, desde kickboxing com o projeto N’a Praça, a animação de artistas locais, o lançamento do sítio “CampanhUP” e um almoço à base de feijoadas de plantas alimentícias não-convencionais e comida moçambicana.
A APPC reforça, assim, a abertura de portas à comunidade, assumindo-se como interventor social nos territórios onde atua.
• fotografias ©: Natália Couto