A “Noite Branca de Gondomar” contou, uma vez mais, com a presença de elementos da Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC). A convite da Sociedade Columbófila Dez de Junho, o espaço destinado a esta coletividade de Gondomar foi integralmente reservado para as atuações da banda appSound e do DJ ET (Rui Reisinho).
Durante a noite de 2 de setembro foram inúmeras as pessoas a assistir e aplaudir as várias atuações apresentadas – quer os “sets” individuais do DJ ET, quer também as atuações, em grupo, dos “appSound”. Uma das visitas a assinalar foi a de Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar.
Esta foi já a oitava edição da “Noite Branca”, iniciativa promovida pelo Município de Gondomar e que trouxe às ruas da cidade um número recorde de 180 mil pessoas – divulgou a organização. No total foram perto de 300 artistas, sete palcos e oito horas de programação cultural – que incluiu espetáculos musicais, performances teatrais, espetáculos acrobáticos, estátuas vivas, animação de rua, artesanato e associativismo.
Nesta “Noite Branca 2023” estiveram também envolvidas centenas de pessoas e entidades, entre funcionários do Município, agentes da proteção civil, profissionais de saúde, profissionais do setor cultural, coletividades do concelho, operadores de transporte, entre outros. A decoração utilizada pelas ruas do concelho será tratada e reutilizada em futuras iniciativas.
O evento marcou, também, o primeiro dia das Festas do Concelho. A Romaria do Rosário prolongar-se-á até 8 de outubro.