Alunos do 12.º ano do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro (de Oliveira de Azeméis) e de uma escola secundária da Croácia (Gimnazija Metković) estiveram em visita de conhecimento à Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC). A visita, que aconteceu no dia 5 de março, integrou o programa de atividades de um projeto Erasmus + desenvolvido por este estabelecimento de ensino.
Entre os dias 3 e 9 de março foram muitas as iniciativas, visitas e dinâmicas desenvolvidas pelo grupo (que além dos alunos ainda integrava cinco professores). Na APPC tiveram oportunidade de conhecer algumas das atividades realizadas, bem como a missão e âmbito de intervenção da instituição.
Assumindo como propósito sensibilizar os jovens estudantes para as questões relacionadas com a inclusão e a qualidade de vida das pessoas com deficiência, na APPC conheceram as distintas vertentes de intervenção – quer em termos teóricos, quer práticos.
A passagem pela Associação do Porto de Paralisia Cerebral contou com os contributos de Ana Lages (Fisioterapeuta), Nuno Sousa (Psicólogo da APPC Emprego), Sandra Felgueiras (Psicóloga do CACI – Centro de Atividade e Capacitação para a Inclusão), Susana Conceição (Assistente Social da Residência Temporária Casa da Maceda), Marta Samúdio (Terapeuta da Fala do Serviço de Tecnologias de Apoio), Pedro Fernandes (Técnico Superior de Educação do CACI Ambulatório) e ainda o apoio logístico da cliente Paula Pereira (em regime de Plano Ocupacional).
Depois da receção dos alunos estrangeiros em Oliveira de Azeméis, em maio será a vez do grupo português fazer a deslocação à Croácia.