O Serviço de Tecnologias de Apoio da Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC) criou um novo projeto designado de “Adaptar é o que está a dar”. A iniciativa concretizar-se-á na publicação regular de um conjunto de vídeos com divulgação de tecnologias de apoio para a comunicação e indicações e sugestões de aproveitamento (ou reaproveitamento) das mesmas – rentabilizando-as para novas utilizações.
Pretende-se, com estas ideias, apresentar e divulgar soluções no âmbito das tecnologias de apoio para comunicação e acesso à informação existentes no mercado (e nos serviços da APPC), partilhar conhecimentos que permitam adaptar ou personalizar as tecnologias ao utilizador e, também, ensinar a fazer/construir atividades e materiais adaptados (de baixo custo).
Esta partilha de informação e conhecimento visa divulgar ferramentas e opções de tecnologias de apoio que, por vezes, possam não ser do conhecimento comum (de clientes, cuidadores, técnicos e outros profissionais), apresentando as suas potencialidades e demonstrando o universo de potenciais utilizadores a quem se destinam. Em paralelo também se divulgarão “truques” e estratégias para a resolução de pequenos problemas ou para ligeiras adaptações e configurações.
Lúcia Bento (Engenheira de Reabilitação) e Ana Luísa Martins (Terapeuta da Fala) são as representantes do Serviço de Tecnologias de Apoio da APPC que, neste primeiro episódio, abordam as “Aplicações gratuitas para a Comunicação Aumentativa”.
• vídeo © / autoria: APPC (Serviço de Tecnologias de Apoio), 7 de março de 2022