No âmbito da UFCD (unidade de formação de curta duração) Cuidados Humanos Básicos – Alimentação e Mobilidade do curso profissional de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade realizou-se no passado dia 12 de setembro uma visita de estudo ao Museu de Anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Fazem parte dos conteúdos lecionados na referida UFCD a abordagem do sistema digestivo e do sistema musculoesquelético e nada melhor do que sair da sala de aula e proporcionar aos formandos a possibilidade de verem ao vivo e a cores, literalmente, como é e como funciona o corpo humano.
O Museu de Anatomia foi criado em 1825 e está quase a celebrar 200 anos de existência! Ao longo destes quase dois séculos foi sendo enriquecido com centenas de peças anatómicas, algumas das quais com mais de cem anos. O museu está distribuído por diferentes salas, alusivas aos diferentes sistemas do corpo humano, mas não só! Tem também uma secção dedicada à teratologia, área que estuda as anomalias e malformações que ocorrem durante o desenvolvimento embrionário ou fetal e uma outra com espécies animais.
Nesta visita guiada os/as formandos/as tiveram a oportunidade de ver e tocar em ossos humanos, bem como compreender como funcionam algumas partes do nosso corpo e até perceber como é possível, através do estudo do esqueleto humano, identificar a idade e o sexo da pessoa. Algo fascinante, sem dúvida, percebido pelo fascínio dos/as participantes, ainda que alguns mais sensíveis com algumas das peças expostas!
A realização desta visita foi do agrado de todos/as e é também uma estratégia de ajudar na compreensão e consolidação de alguns dos conhecimentos ministrados na UFCD.
• projeto cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego