
Nas últimas semanas o ambiente no “Urbanitos” foi marcado por sorrisos, descobertas e muitas gargalhadas. Com o verão a inspirar a criatividade e o movimento, este serviço educativo da Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC) preparou um conjunto de atividades que proporcionou momentos únicos de diversão e desenvolvimento às crianças.
Entre gelatina colorida e mãos cheias de texturas, explorou-se o mundo sensorial com a “digigelatina”, uma atividade que juntou cor, toque e imaginação. A cozinha de lama foi outro sucesso com as crianças a brincarem livremente ao ar livre, criando as suas próprias “iguarias” com terra, folhas e muita fantasia.
A alimentação saudável também foi trabalhada de forma lúdica, com a realização de “espetadinhas de fruta”, incentivando o gosto por sabores naturais e promovendo hábitos alimentares equilibrados.
E porque os dias quentes pedem frescura, as atividades com água foram das preferidas. A época balnear no Jardim de Infância e a época “piscinar” na Creche trouxeram animação extra aos dias, promovendo não só o divertimento, mas também a motricidade e a socialização.
Mas também houve também espaço para momentos educativos, nomeadamente com a visita da Escola Segura – que dinamizou uma ação de sensibilização contra o bullying (promovendo valores como o respeito, a empatia e a amizade desde a primeira infância).
Houve ainda oportunidade de pôr o corpo em movimento com os circuitos desportivos dinamizados pelo professor Ricardo Neves. E outra visita especial foi ao do Museu da Alfândega, com a iniciativa “Museu Fora de Portas”. A destacar ainda uma atividade desenvolvida no âmbito da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), focada na comunicação.
Foram dias vividos com intensidade, sempre com o objetivo de proporcionar experiências significativas, promotoras do bem-estar, da autonomia e da aprendizagem de forma natural e divertida. Na APPC continuaremos a investir em momentos que façam crescer, brincar e aprender.