
“Direitos das Pessoas com Deficiência” foi a temática que inaugurou as “Talks – Deficiência e Inclusão 2024” no passado dia 17 de maio, na Atmosfera M (Porto), nesta que é uma programação promovida pela Câmara Municipal do Porto e que pretende alertar para a necessidade de uma integração social mais justa e igualitária.
Esta conversa contou com a participação do atleta de canoagem Pedro Marques, da estudante Vitória Silva, de Paula Campos Pinto (do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos) e ainda de Rodrigo Ramos (do Instituto Nacional para a Reabilitação).
A partir de uma leitura geral sobre os mais recentes indicadores divulgados pelo Observatório da Deficiência e Direitos Humanos, cada convidado/a partilhou a sua visão e testemunho sobre a temática em foco.
Esta foi uma conversa informal – moderada por Isabel Rute Costa da Associação do Porto de Paralisia Cerebral – que pretendeu destacar as respostas e os mecanismos que ainda faltam criar para garantir o cumprimento dos direitos de todos, independentemente da sua condição.