
No passado dia 28 de fevereiro o Centro de Paralisia Cerebral de Beja recebeu mais um encontro do Observatório Ibérico de Residências (OIR) para pessoas com Paralisia Cerebral – estrutura que conta com a Associação do Porto de Paralisia Cerebral como uma das entidades fundadoras.
A reunião presencial teve o foco principal nos “temas-chave” do OIR, nomeadamente a saúde, os direitos, as políticas sociais, produtos de apoio e, ainda, a autonomia funcional. À semelhança da primeira reunião, no Porto (em outubro de 2024), no encontro imperaram a partilha de ideias e experiências condutoras de boas práticas a nível de unidades residenciais para pessoas com paralisia cerebral.
A equipa técnica das Unidades Residenciais da Associação do Porto de Paralisia Cerebral participou neste segundo encontro de trabalho em Beja – colaborando com os seus técnicos em diferentes grupos temáticos. Estiveram ainda presentes no encontro de 28 de fevereiro várias outras organizações que fazem parte do Observatório (quer de Portugal, quer de Espanha).
A salientar que no âmbito deste encontro foram realizadas visitas às instalações do Centro de Paralisia Cerebral de Beja e que o próximo encontro presencial, a ter lugar a 23 de maio, será na Associação de Paralisia Cerebral de Viseu. De referir que desde a fundação deste Observatório Ibérico já se juntaram ao projeto mais duas organizações de Espanha: a ASPACE Badajoz e a ASPACE Salamanca.
- fotografias ©: Centro de Paralisia Cerebral de Beja