
As Equipas Locais de Intervenção Precoce de Gondomar (ELI) dinamizaram, no passado dia 14 de junho, a iniciativa “Playdate com a ELI”, uma atividade dedicada às famílias das crianças em acompanhamento.
O encontro, realizado na Quinta do Passal, teve como objetivo promover a integração e o fortalecimento dos vínculos entre todos os membros das famílias, bem como entre as famílias e a comunidade – procurando proporcionar um espaço no qual as crianças pudessem interagir, brincar e desenvolver as habilidades sociais num ambiente seguro e acolhedor. Em paralelo também se pretendia criar oportunidades para que pais, mães e responsáveis das Equipas Locais de Intervenção Precoce de Gondomar partilhassem experiências e se promovesse a convivência entre diferentes gerações e grupos familiares. Globalmente a manhã foi-se “repartindo” entre diversas atividades, proporcionando-se às crianças (e adultos) animação e partilha em vários jogos e momentos desportivos.
Esta atividade foi planeada numa perspetiva de capacitação das famílias, nomeadamente para a importância do brincar – e para que, assim, pudessem “levar” tais dinâmicas para o ambiente familiar. De salientar que a Associação do Porto de Paralisia Cerebral é “parte” integrante das ELI de Gondomar, Porto Oriental e do concelho da Maia.