A Equipa Local de Intervenção (ELI) de Gondomar promoveu, no dia 14 de novembro, um “momento de partilha e reflexão” entre todos sobre o desenvolvimento integral das crianças e os principais obstáculos que a sociedade dos dias de hoje impõe a esse mesmo desenvolvimento. O encontro, realizado no Multiusos Gondomar, juntou mais de uma centena de pais, técnicos, profissionais de educação, dirigentes, autarcas locais e elementos das várias estruturas envolvidas na ELI Gondomar – entre as quais a Associação do Porto de Paralisia Cerebral.
A sessão de abertura contou com as presenças e intervenções de Veríssimo Cabral (membro do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância), Abílio Cunha (Presidente da Direção da Associação do Porto de Paralisia Cerebral) e Cláudia Vieira (Vereadora do Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo, Coesão Social e Saúde da Câmara Municipal de Gondomar).
Para o Presidente da Direção da Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC), “há que destacar e elogiar o trabalho e a criatividade apresentados pela ELI Gondomar”. Abílio Cunha considera que “a intervenção precoce faz toda a diferença junto das crianças, mas em simultâneo é igualmente importante na capacitação das famílias”. Em termos de resultados, referiu o responsável da APPC, “terão tradução quando as crianças abrangidas pela ELI consigam ter um futuro igual ao de todas as outras”. No que concerne à APPC, disse Abílio Cunha “continuaremos nesta nossa missão de promover a capacitação e a autodeterminação de todas e todos”.
Para a Associação do Porto de Paralisia Cerebral este projeto tem sido uma oportunidade de crescimento institucional – ao integrar, através dos seus profissionais técnicos (fisioterapeuta, psicólogo, técnico de serviço social, terapeuta da fala e terapeuta ocupacional), a ELI de Gondomar.
Com este compromisso a APPC honra a sua missão em apoiar e defender as crianças e suas famílias, nos seus contextos naturais de vida, capacitando os pais e outros envolvidos para uma intervenção integrada e potenciadora do desenvolvimento das crianças, contribuindo para a qualidade de vida em estreita colaboração com a comunidade local.