
“A inclusão começa em dueto” foi o mote do “DuoDay”, iniciativa que teve a sua primeira edição na zona Norte de Portugal ontem, 1 de março, Dia Internacional da Discriminação Zero. No total foram 20 as entidades e instituições (do Porto e de Gondomar) que abriram as portas para receber uma pessoa com diversidade funcional – em iniciativa que pretendia sensibilizar para a inclusão de todos/as no mundo do trabalho.
Empresas privadas, organismos públicos e, até, autarquias locais foram os locais onde durante um dia (de normal funcionamento) se acolheram duas dezenas de pessoas com menos oportunidades no acesso ao emprego e que marcaram presença, de forma positiva, com a missão de sensibilizar e de provar o potencial da diversidade humana, cultural e funcional dentro das equipas de trabalho.
O “DuoDay”, iniciativa conjunta entre o Contrato Local de Desenvolvimento Social REDES 4g, a Associação do Porto de Paralisia Cerebral e vários outros parceiros, pretende ser um evento anual que, gradualmente, venha a envolver ainda mais entidades e empresas da Área Metropolitana do Porto.
O “DuoDay” surgiu na Irlanda em 2008 e que se tem vindo a espalhar por vários países da Europa. Este conceito foi criado com o objetivo de mudar a visão das empresas sobre as pessoas com desvantagens face ao mercado de trabalho, sejam elas de ordem funcional, social ou cultural, promovendo a sua progressiva inclusão.