A banda appSound (da Associação do Porto de Paralisia Cerebral) participou no passado dia 31 de maio na cerimónia de entrega do “Prémio de Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe”, sessão realizada em Lisboa no Auditório do IAPMEI.
Além dos músicos e intérpretes da appSound, a data ficou ainda marcada pela realização de uma mesa redonda, a apresentação dos projetos distinguidos em 2022 e, ainda, uma feira dedicada à inovação (tecnológica e social) com representação de diversos parceiros e empresas e desenvolvida com o propósito de promover sinergias entre a invenção e o apoio ao empreendedorismo.
A appSound é uma banda de produção musical que nasceu em março de 2014 (no âmbito dos Centros de Atividades Ocupacionais da Associação do Porto de Paralisia Cerebral). A banda integra na sua formação Bruno Francisco (voz), Pedro Castro (teclas), Paulo Fonseca (dispositivos eletrónicos iPad e Makey Makey) contando ainda com o músico convidado Filipe Paiva (piano). É orientada por Indalécio Paiva, professor de Expressão Musical, que também se junta à banda com guitarra e voz. Esta atuação em Lisboa assinalou, também, a estreia de Ariana Sousa como voz de apoio.
Os objetivos da banda centram-se na produção musical original e contemporânea, assim como na divulgação criativa e artística de trabalhos realizados por pessoas com paralisia cerebral. Os appSound, além de comporem e produzirem temas originais, fazem também recolha de repertório adequado às diferentes apresentações para as quais são convidados. A sua sonoridade é uma fusão dos vários gostos pessoais dos seus elementos. Mas, ao mesmo tempo, proporcionam espaço às novas tecnologias na música – nunca esquecendo o lado acústico e tradicional dos instrumentos.