
No dia 3 de outubro a Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC) participou em mais uma sessão das “Talks – Deficiência e Inclusão 2024”, desta vez sob o tema “Empregabilidade e Inclusão Profissional”. Joana Cardoso, coordenadora do Centro de Recursos para o Emprego da APPC, integrou o painel de convidados desta “conversa” que juntou cerca de 60 pessoas no Auditório da Atmosfera M. Foi mais uma oportunidade de partilhar a experiência do “Projeto (D) de Eficiência”, do qual a APPC é parceira desde o seu início – estando já a colaborar no planeamento da sexta edição.
Nesta sessão contou-se também com a partilha das experiências do Balcão da Inclusão da Câmara Municipal do Porto, da empresa Like Garden na contratação inclusiva, das histórias de luta e de conquista de um lugar no mundo do trabalho de Sara Ferreira e de Fátima Máximo, e do Delegado Regional do Norte do Instituto do Emprego e Formação Profissional, César Ferreira – que abriu a conversa entre convidados e participantes ao desafiar a plateia a sinalizar o que ainda está por fazer (ou que urge melhorar) no que diz respeito às medidas de apoio para a inclusão das pessoas com deficiência e incapacidades no mercado de trabalho e a criação do próprio emprego.
Contou-se com uma plateia dinâmica e participativa no que toca a identificar necessidades e a sugerir potenciais melhorias para a contratação inclusiva se tornar uma maior realidade no contexto empresarial.