
A Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC), com a colaboração e participação da Polícia Municipal do Porto, venceu uma das categorias do concurso “Cascatas de São João 2025” – iniciativa promovida pela Câmara Municipal do Porto.
Realizada em parceria pelos clientes dos Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) com a participação de colaboradores do Atelier de Expressões e de vários agentes da equipa de policiamento comunitário da Polícia Municipal do Porto, a cascata retrata algumas das tradições e locais icónicos do São João. A iniciativa visava sensibilizar a comunidade local para a tradição cultural da construção das cascatas de São João e a promoção da manifestação artística e do espírito criativo. O júri analisou originalidade e criatividade, o tema e qualidade da interpretação, o domínio das técnicas e qualidade plástica, a inclusão de marcas identificativas da cidade e, ainda, a estética do conjunto.
Coube a Abílio Cunha (Presidente da Direção da APPC) e ao Agente João Cunha (em representação da equipa de Policiamento Comunitário do Porto) receberem o prémio e respetivo diploma – em cerimónia que teve lugar no dia 7 de julho na Biblioteca Municipal Almeida Garret.
As obras foram avaliadas dentro de três categorias: concorrentes com idade superior a 15 anos, concorrentes com idade igual ou inferior a 15 anos e grupos de apoio a pessoas com necessidades especiais.