Fevereiro de 2025 a dezembro 2027
Gondomar | Villa Urbana
Pessoas com deficiência e incapacidade, que reúnam as seguintes condições:
- Tendo a idade mínima legal para prestar trabalho, pretendam ingressar, reingressar ou manter-se no mercado de trabalho e não possuam uma certificação escolar e profissional compatível com o exercício de uma profissão ou ocupação de um posto de trabalho, ou tendo já desenvolvido uma atividade profissional, se encontrem em situação de desemprego, inscritos nos centros do IEFP, IP e pretendam aumentar as suas qualificações noutras áreas profissionais facilitadoras do seu reingresso rápido e sustentado no mercado de trabalho.
- Podem ainda ser destinatários da formação inicial pessoas com deficiência adquirida que necessitem de uma nova qualificação ou de reforço das suas competências profissionais, incluindo nas situações decorrentes de agravamento do seu estado, salvo se a respetiva responsabilidade estiver cometida a outra entidade por força de legislação especial, nomeadamente no âmbito do regime dos acidentes de trabalho e doenças profissionais.
O Assistente familiar e apoio à comunidade presta cuidados de apoio direto a adultos e crianças, sob supervisão, no domicílio ou em situação de internamento ou semi-internamento em estabelecimentos e serviços de apoio social, respeitando as indicações da equipa técnica e os princípios deontológicos.
Atividades principais:
- Preparar o serviço relativo aos cuidados a prestar, selecionando, organizando e preparando os materiais, os produtos e os equipamentos a utilizar.
- Prestar cuidados básicos de higiene, de conforto e de saúde aos assistidos, de acordo com as orientações da equipa técnica:
2.1. Lavar o assistido ou auxiliá-lo no banho e noutras lavagens pessoais;
2.2. Mudar ou colaborar na mudança de roupa pessoal e substituir fraldas;
2.3. Zelar pela manutenção da higiene e conforto do assistido, nomeadamente cortando-lhe as unhas, fazendo-lhe a barba, arranjando-lhe o cabelo e substituindo-lhe a roupa de cama;
2.4. Providenciar para que as necessidades de eliminação urinária e intestinal dos assistidos com dependência ou doentes são satisfeitas, transportando e disponibilizando os equipamentos adequados;
2.5. Auxiliar na toma dos medicamentos de acordo com as orientações e o plano de medicação estabelecido para cada assistido;
2.6. Auxiliar o assistido na mobilidade e na adoção de posturas corretas sempre que a sua situação de dependência o exija.
- Executar as tarefas relativas ao serviço de refeições, de acordo com as orientações da equipa técnica:
3.1. Confecionar refeições básicas de acordo com as necessidades dos assistidos, utilizando o equipamento e os utensílios de cozinha;
3.2. Efetuar o serviço de refeições segundo as necessidades dos assistidos, preparando os tabuleiros e efetuando o arranjo das mesas;
3.3. Auxiliar a toma das refeições sempre que a situação de dependência do assistido o exija.
- Executar as tarefas de limpeza e arranjo dos espaços, dos equipamentos e da roupa:
4.1. Limpar e arrumar os diversos espaços e cuidar da manutenção dos objetos e equipamentos, utilizando os utensílios, as máquinas e os produtos de limpeza adequados;
4.2. Efetuar a lavagem e o tratamento de roupa, utilizando as técnicas, os produtos e os equipamentos adequados.
- Colaborar na prevenção da monotonia e do isolamento dos assistidos, de acordo com as orientações da equipa técnica:
5.1. Incentivar a participação do assistido em atividades socioculturais e de lazer adequadas à situação do assistido;
5.2. Colaborar na realização de atividades de entretenimento adequadas à situação do assistido, nomeadamente, proporcionando-lhe momentos de leitura, jogos e convívio;
5.3. Acompanhar o assistido nas suas deslocações em situações de vida diária, de lazer e de saúde.
6. Articular com a equipa técnica, transmitindo a informação pertinente sobre os serviços prestados, referenciando, nomeadamente, situações anómalas respeitantes aos assistidos.
O/a Assistente Administrativo/a Organiza e executa tarefas administrativas relativas ao funcionamento de uma empresa ou serviço público.
Atividades principais:
- Organizar e executar tarefas relacionadas com o expediente geral da empresa ou serviço público, utilizando equipamento informático e equipamento e utensílios de escritório.
1.1. Rececionar e registar a correspondência e encaminhá-la para os respetivos serviços ou destinatários, em função do tipo de assunto e da prioridade da mesma;
1.2. Redigir e efetuar o processamento de texto de correspondência geral, nomeadamente memorandos, cartas/ofícios, notas informativas e outros documentos com base em informação fornecida;
1.3. Organizar o arquivo, estabelecendo critérios de classificação, em função das necessidades de utilização;
1.4. Arquivar a documentação, separando-a em função do tipo de assunto, ou do tipo de documento, respeitando regras e procedimentos de arquivo;
1.5. Proceder à expedição da correspondência e encomendas postais, identificando o destinatário e acondicionando-a, de acordo com os procedimentos adequados.
- Atender e informar o público interno e externo à empresa ou serviço público.
2.1. Atender e encaminhar o público, nomeadamente clientes, fornecedores e funcionários, em função do tipo de informação ou serviço pretendido;
2.2. Prestar informações sobre os produtos e serviços da empresa, quer telefónica, quer pessoalmente;
2.3. Proceder à divulgação de normas e procedimentos internos junto dos funcionários e prestar os esclarecimentos necessários.
- Efetuar a gestão do economato da empresa ou serviço público.
3.1. Registar as entradas e saídas de material, em suporte informático ou em papel, a fim de controlar as quantidades existentes;
3.2. Efetuar o pedido de material, preenchendo requisições ou outro tipo de documentação, com vista à reposição de faltas;
3.3. Rececionar o material, verificando a sua conformidade com o pedido efetuado e assegurar o armazenamento do mesmo.
- Organizar e executar tarefas administrativas de apoio à atividade comercial da empresa.
4.1. Organizar a informação relativa à compra e venda de produtos e serviços, criando e mantendo atualizados dossiês e ficheiros, nomeadamente, de identificação de clientes e fornecedores, volume de vendas e compras realizadas e natureza do material adquirido;
4.2. Preencher e conferir documentação referente ao contrato de compra e venda (requisições, guias de remessa, faturas, recibos e outra) e documentação bancária (cheques, letras, livranças e outra);
4.3. Compilar e encaminhar para os serviços competentes os dados necessários, nomeadamente à elaboração de orçamentos e relatórios.
- Executar tarefas de apoio à contabilidade geral da empresa ou serviço público, nomeadamente analisar e classificar a documentação, de forma a sistematizá-la para posterior tratamento contabilístico.
- Executar tarefas administrativas de apoio à gestão de recursos humanos.
6.1. Registar e conferir os dados relativos à assiduidade do pessoal;
6.2. Processar vencimentos, efetuando os cálculos necessários à determinação dos valores de abonos, descontos e montante líquido a receber;
6.3. Atualizar a informação dos processos individuais de pessoal, nomeadamente dados referentes a dotações, promoções e reconversões;
6.4. Reunir a documentação relativa aos processos de recrutamento, seleção e admissão de pessoal e efetuar os contactos necessários;
6.5. Elaborar os mapas e guias necessários ao cumprimento das obrigações legais, nomeadamente IRS, Segurança Social, Caixa Geral de Aposentações e ADSE.