associação do porto de paralisia cerebral

Procura

A APPC é membro da Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral e membro da International Cerebral Palsy Society

 

“Crescer com autonomia: as responsabilidades familiares e sociais”

Prémio José C. Pinto Viana

Concurso de Ensaios

 

A Associação do Porto de Paralisia Cerebral, dando continuidade à ideia lançada em 2014, promove a 2.ª edição do Concurso de Ensaios / Prémio José C. Pinto Viana. Na edição deste ano a temática é “Crescer com autonomia: as responsabilidades familiares e sociais”.
O concurso pretende realçar a importância do acervo de direitos garantidos com a adoção, pelas Nações Unidas, da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, a par da reafirmação de princípios universais de base (dignidade, integralidade, igualdade e não discriminação).
Assim, o presente Concurso visa, por um lado, contribuir para a sensibilização para a liberdade e integridade das pessoas com deficiência que se traduzem na autodeterminação que cabe a um Estado de Direito Democrático proteger. Por outro lado, a abordagem científica do tema ambiciona o lançamento do debate público para a urgência de adoção de políticas nacionais, consistentes e sustentadas, em torno da deficiência.

Promovido pela Associação do Porto de Paralisia Cerebral com a supervisão científica da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, o Prémio José Carlos Pinto Viana conta com o Alto Patrocínio da Assembleia da República Portuguesa.
O ensaio graduado em primeiro lugar receberá o Prémio José C. Pinto Viana, no valor de cinco mil euros, sendo ainda objeto de publicação. O júri poderá ainda decidir atribuir menções honrosas.
O concurso está aberto à participação de estudantes do 2.º e 3.º Ciclos de qualquer universidade portuguesa. Os trabalhos concorrentes deverão ser enviados até ao dia 04 de setembro de 2016, em formato eletrónico, para concursopintoviana@appc.pt.
Os resultados serão publicitados no Dia Nacional da Paralisia Cerebral, que se celebra anualmente a 20 de outubro.

regulamento e cartaz

topo

destinatários:

O concurso está aberto à participação de estudantes do 2.º e 3.º ciclos de qualquer universidade portuguesa.

topo

formato e envio:

Os ensaios em formato electrónico terão que ser submetidas para o endereço concursopintoviana@appc.pt unicamente em formato Word (doc).

até 04 de setembro de 2016.

topo

ensaio vencedor da edição 2015  

topo