
Cristiana Pereira e Fernando Esteves, clientes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI Ambulatório) da Associação do Porto de Paralisia Cerebral, foram recentemente os “professores” de “aulas” sustentadas na história “Uma lição de amor”, livro da autoria de Carmen Garcia.
Sendo que as escolas continuam a desempenhar um papel fundamental na promoção da cidadania e da inclusão nos alunos, desta vez coube aos alunos de escolas do 1.º Ciclo dos Agrupamentos de Escolas do Cerco e Fontes Pereira de Melo (no Porto), e de São Pedro da Cova (em Gondomar), de terem a oportunidade de assistir à leitura e interpretação da história “Uma Lição de Amor”.
Cristiana Pereira e Fernando Esteves, pessoas com diversidade funcional do CACI Ambulatório, adaptaram esta história e deram voz e vida às personagens principais (o Jaime e a Leonor). Mais do que ouvir uma história, os alunos participaram num momento de partilha e reflexão, conversando sobre o conteúdo do livro, as diferentes formas de viver o mundo, os interesses, as dificuldades e facilidades que todos temos.
Aprendeu-se, nesta “lição de amor”, que muitos se preocuparão com as diferenças exteriores nem se lembrando de tudo o que existe de igual ou similar – no “local” onde residem os valores humanos fundamentais como a amizade, o respeito, a entreajuda e a aceitação.
Através destas iniciativas, e com a colaboração do Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) da Associação do Porto de Paralisia Cerebral, as escolas estão também a reforçar o seu compromisso para com a inclusão, criando espaços onde todas as vozes são ouvidas e valorizadas.