
A Equipa Local de Intervenção (ELI) de Gondomar – da qual a Associação do Porto de Paralisia Cerebral é elemento integrante – participou entre os dias 29 e 31 de janeiro no Congresso Internacional da Criança e do Adolescente (ICCA), iniciativa realizada em Braga.
A apresentação da comunicação oral “Referenciação atempada e a origem das referenciações: reflexão de 12 anos de intervenção precoce na ELI de Gondomar” foi da responsabilidade da Ana Rita Lopes. O objetivo deste estudo foi analisar a média de idades e as entidades de referenciação das crianças para a ELI de Gondomar, de forma a correlacionar o envolvimento dos serviços de saúde hospitalares e as referenciações mais precoces – sendo um estudo descritivo baseado em 1.410 referenciações para a ELI de Gondomar entre 2012 e 2024.
Os cinco elementos da ELI Gondomar, além da comunicação referida, participaram nestes três dias de encontro com várias intervenções e aprendizagens acerca de questões relacionadas com a infância.
Esta foi uma oportunidade para se partilhar que, ao longo dos anos, tem vindo a aumentar o número de referenciações por parte da área da saúde e que a idade na qual as crianças são referenciadas para a ELI Gondomar tem vindo a diminuir. Este foi também um encontro importante pela discussão que se gerou – no âmbito da qual se pôde esclarecer e dar a conhecer o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância, ficando a intenção de continuar a estudar e a apresentar publicamente os dados das ELI e contribuindo, assim, para a evidência científica.
O ICCA visava fomentar um diálogo aberto e inclusivo sobre as questões da infância e adolescência, integrando perspectivas multidisciplinares e experiências diversas na área. Através de uma abordagem participativa, que incentiva a audiência a envolver-se ativamente no debate, o ICCA promoveu as sinergias entre conhecimento teórico e prático nas mais variadas áreas relacionadas com o tema.