
A 3 de dezembro – data em que se celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência –, realizou-se o 3.º Encontro da “Comunidade D” e o lançamento da 6.ª Edição do “Projeto (D) de Eficiência”, um programa dedicado a fomentar a contratação de profissionais com deficiência e/ou incapacidade, apresentando as melhores práticas que as empresas podem adotar para apoiar a diversidade.
Organizado por sete entidades (Associação do Porto de Paralisia Cerebral, Associação Salvador, Associação Empresarial de Portugal, Câmara Municipal do Porto, Instituto de Emprego e Formação Profissional, Politécnico do Porto e Universidade do Porto), este encontro realizou-se no Centro de Formação Profissional do Instituto de Emprego e Formação Profissional do Porto.
Depois da apresentação dos resultados referentes à 5.ª edição do programa, houve ocasião para um painel de debate – no qual uma das participantes foi Joana Cardoso, do Centro de Recursos para a Inclusão da Associação do Porto de Paralisia Cerebral.
Depois assinalou-se informalmente as comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e foram assinados os protocolos de colaboração entre as sete entidades envolvidas neste “Projeto (D) de Eficiência”.
A salientar que de um total de 88 candidatos (nas cinco prévias edições do projeto), 42 pessoas foram colocadas no mercado de trabalho – seja no final da participação no programa, seja mais tarde em resultado das valências adquiridas ao longo do processo de capacitação.
- fotografias ©: Andreia Merca (www.porto.pt) / APPC