A Associação do Porto de Paralisia Cerebral está empenhada na mudança das atitudes de consumo. E, por isso, associa-se ao projeto “Eco Porto”, iniciativa apresentada no dia 24 de setembro.
O projeto “Eco Porto”, Centro para a Circularidade, está a nascer no Ecocentro da Prelada, integrando a criação de uma plataforma digital com o objetivo de por em prática o conceito de economia circular. As principais funções deste projeto, que será aberto a toda a cidade, serão a promoção da reutilização e a reparação de eletrodomésticos, mobiliário e computadores.
Associando-se à iniciativa pretende a APPC contribuir ativamente para a economia circular e com que o projeto “Eco Porto” conseguir benefícios ambientais, económicos e educacionais e sociais.
Assim, foi criado um espaço multidisciplinar de oficina, armazém e formação, para que estes objetos, após a sua reparação, sejam entregues, gratuitamente a entidades de cariz social ou a quem demonstrar interesse nos mesmos.
Este novo projeto, iniciativa da Porto Ambiente, além de maximizar a recirculação de produtos e minimizar a produção de resíduos, visa também criar oportunidades e modelos de negócio, produtos, serviços e empregos e ajudar no combate às alterações climáticas e à diminuição das emissões de carbono. Visa ainda a capacitação técnica de pessoas para a reutilização/revitalização de equipamentos/materiais e impulsionar a participação voluntária de munícipes e instituições em ações de reutilização e reparação de materiais.
- fotografias ©: Nuno Miguel Coelho / porto.pt