associação do porto de paralisia cerebral

Procura

A APPC é membro da Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral e membro da International Cerebral Palsy Society

 

Congresso "Alimentação na(s) Deficiência(s)

A Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC) vai promover, nos dias 18 e 19 de julho, um congresso centrado nas temáticas da “Alimentação na(s) deficiência(s)”, iniciativa que se realizará no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

O encontro reunirá durante dois dias um vasto grupo de especialistas – para abordar, de forma global e abrangente, todas as questões da alimentação de pessoas com deficiência(s).

O principal objetivo é “melhorar o conhecimento e as capacidades técnicas de profissionais de saúde (nutricionistas, terapeutas, psicólogos, enfermeiros, médicos), ou de outros técnicos que contactem, direta ou indiretamente com a população com deficiência, de cuidadores formais e informais e mesmo as competências individuais e a independência da própria pessoa com deficiência”, destaca Maria Antónia Campos, responsável pelo Gabinete de Nutrição da APPC.

O projeto é apoiado pela Direção-Geral de Saúde, no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, cabendo à APPC definir e implementar diretrizes no que concerne às estratégias alimentares para pessoas com deficiências – que não exclusivamente casos de pessoas com paralisia cerebral.

A iniciativa surge na sequência do projeto que a Associação do Porto de Paralisia Cerebral está a desenvolver subordinado à temática da “Alimentação na(s) Deficiência(s)”, no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável.

A escolha da APPC foi estratégica. Aproveitando as dinâmicas já existentes nesta instituição, a Direção-Geral de Saúde quer, assim, alargar tais conhecimentos e práticas.

De salientar que quer o projeto a ser implementado, quer o congresso de julho, “se afirmaram como absolutamente inovadores”, aponta a responsável da APPC.

topo